O ABCD da Consultoria de Imagem

O ABCD da Consultoria de Imagem

Por Daphynne Crispim

A Consultoria de Imagem aborda apenas assuntos referentes à roupa? É apenas uma questão de saber comprar, saber combinar e saber guardar? Muitas pessoas, tanto os profissionais da imagem quanto os clientes que procuram pelo serviço, ainda acreditam que o trabalho se resume ao que se deve vestir.

Mas a Consultoria de Imagem abrange muito mais que apenas o vestuário. O que, afinal, é trabalhado na Consultoria de Imagem? O que pode ser desenvolvido durante o processo de consultoria?

Para facilitar a memorização do que se alcança durante o processo de consultoria de imagem, lembre do ABCD da imagem pessoal. A sigla em inglês apresenta quatro grandes áreas a serem desenvolvidas durante todo o processo.

Aparência é a área que já é de conhecimento geral. É onde trabalha-se a questão de análise cromática, análise facial e de biotipo, visagismo, definição de estilo, personal shopper, montagem de looks. Enfim, todo o trabalho desenvolvido para o que os olhos vêem e percebem, como se fosse o trabalho de pintura em uma tela, estático mesmo.

Mas para que o quadro ganhe vida, adiciona-se o comportamento e assim percebemos essa pessoa em interações e relacionamentos.  Perceba que não importa ter apenas um bom embrulho se não se sabe como usá-lo de forma elegante e ponderada. Em comportamento pode-se observar e aprimorar a etiqueta, seja na mesa ou nos demais momentos de convívio. Muitos consultores tem a análise do perfil comportamental do cliente para que esse seja percebido de forma consciente e aprimorado de forma a adequar o comportamento para o momento atual do cliente.

Como não existe comportamento sem um mínimo de comunicação, essa é a terceira área trabalhada por um consultor de imagem. Uma comunicação totalmente intencional é algo inteligente e estratégico. Uma vez que não se trata apenas de estar bem mas de comunicar algo desejado. O consultor pode aqui desenvolver trabalho solo ou em parceria para perceber como está a postura corporal do cliente, a forma de comunicar verbalmente e não verbal como também a oratória, caso seja necessário para seu cliente.

E por fim, a presença digital que está em total voga em tempos de pandemia. O que apresenta-se durante uma reunião online ou nas redes sociais. Lembre que a presença digital é um “cartão de visita” para os tempos modernos.

A pergunta que fica no ar é: quantos serviços você como consultor ou consultora de imagem tem oferecido? Quantas letras do ABCD você tem alcançado?

Leave a Reply